Segundo apuração do Diário Prime, nas últimas 24 horas, o município de Sinop manteve o cenário epidemiológico estável para o covid-19. Com informações da Secretaria Municipal de Saúde, até as 18h30 desta quarta-feira (13) o número pessoas infectadas com o novo coronavírus permaneceu em 26; sendo destes, 18 casos que já foram recuperados, ou seja, as pessoas estão curadas. Cinco ainda seguem em isolamento domiciliar, e uma está internada. Dois óbitos em decorrência da doença são contabilizados nesse cenário.

Desde 16 de março até esta quarta-feira, dia 13/05, Sinop encaminhou 161 amostras para SARSCoV-2 ao LACEN de Mato Grosso, laboratórios oficiais de detecção do novo coronavírus.  Sendo destas, 125 testaram negativo para o Covid-19. Seis amostras ainda estão sendo analisadas e aguardando resultado. Seis foram descartadas por não se enquadrarem no padrão laboratorial de análise. Os resultados liberados estão no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

A Associação Médica de Sinop elaborou um documento de aconselhamento e demonstrou preocupação mesmo com as medidas protetivas sendo tomadas “pelo setor empresarial, no âmbito pessoal tem se observado uma diminuição dos cuidados por parte de algumas pessoas” e insiste na necessidade de manter as “medidas de proteção contra essa doença, principalmente o distanciamento social, evitar aglomerações, uso sistemático de máscaras e higienização das mãos e demais recomendações do ministério da Saúde”, que “continuam essenciais para garantir a proteção da população e o sistema de saúde operacionalmente funcional”.

CASOS EM MATO GROSSO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, nesta quarta-feira (13), 673 casos confirmados para a Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 21 óbitos devido a complicações do novo coronavírus no Estado, informou a SES-MT.

Os casos em MT aumentaram em 11% em 24 horas. Dos casos confirmados, 52,3% dos diagnosticados são do sexo feminino e 47,7% masculino; e cerca de 191 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. Um total de 3.101 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

CASOS NO BRASIL

As secretarias estaduais de Saúde nesta quinta-feira (14) confirmam no país um total de 192.260 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 13.280 mortes. Segundo estudo feito pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), um centro de pesquisa dentro da faculdade de Medicina da Universidade de Washington, no Estados Unidos, fez uma previsão de que no Brasil até agosto deste ano contabilizará 90 mil mortes pelo covid-19.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here