O Prefeito de Umuarama, Celso Bozzobom, promoveu alterações no decreto municipal de combate à COVID-19. Devido ao fato de a doença estar sob controle e à confortável situação frente a pandemia, ele decidiu flexibilizar algumas medidas. E dessa vez o que entrou em seu radar foram os cultos religiosos. Tais atividades haviam sido proibidas devido ao agravamento da contaminação pela COVID-19. Entretanto, agora se mostrou uma situação mais favorável à população. E veio a esperada flexibilização.

De acordo com o decreto municipal promulgado hoje pelo Prefeito Celso Bozzobom, os cultos religiosos de quaisquer denominações estão permitidos no âmbito do município. Ou seja, qualquer igreja ou templo religioso está autorizado a promover celebrações. Isso, claro, desde que algumas medidas de proteção individuais e coletivas sejam adotadas. Caso alguma igreja descumpra essas regras, poderá ser novamente proibida de funcionar. Isto é, a realidade é que quem quiser funcionar precisará cumprir essas medidas.

Dentre essas exigências para que os cultos religiosos possam voltar a acontecer estão, por exemplo, as que determinam o afastamento entre as pessoas. Daí existe também a obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização dos locais de reunião e várias outras que poderão assegurar maior efetividade às reuniões. Isto é, Celso Bozzobom editou decreto permitindo essas atividades, mas já deixou claro que poderá proibi-las novamente. Por isso as pessoas devem estar bastante atentas e se cuidarem bem.

As medidas restritivas de enfrentamento à COVID-19 obtiveram bons resultados

Essa oportunidade dada hoje às igrejas é fruto das medidas adotadas no tempo certo pela administração municipal. Esta adotou o isolamento social na hora que deveria e por isso a COVID-19 foi controlada. Assim, foi possível afrouxar as regras restritivas mais duras para as Igrejas, permitindo os cultos religiosos. E isso, claro, deixou mais animados os fieis e seus líderes. Afinal, o estar na igreja possui um enorme significado para quem acredita no poder da comunhão entre os “irmãos”.

Resta agora saber se os fieis cumprirão as determinações de Celso Bozzobom e permanecer em funcionamento. Só é preciso cumprir as determinações, sendo responsável consigo mesmo e com o  outro. Parabéns a Umuarama, que conseguiu atingir um nível elevado de controle e retomar atividades importantes à população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here