A equipe do Diário Prime apurou hoje junto à Prefeitura de Maringá o resultado da primeira fase de testagens em massa da COVID-19 no município. E a administração pública teve a alegria de dizer que todos os resultados foram negativos. Isso mesmo tendo sido sorteados para participar das testagens os bairros onde existem maior incidência de casos da COVID-19. Com efeito, a prefeitura está desenvolvendo um estudo sério para compreender o grau de disseminação da doença em seu território. E os primeiros resultados foram animadores.

O programa de testagem em massa da Prefeitura de Maringá objetiva testar 800 pessoas em quatro fases de operação. Cada fase corresponderá a 200 testagens. Porém, nessa primeira fase foram testadas somente 194 pessoas, dada a recusa das demais. Mas ainda assim é possível se fazer uma excelente comemoração, pois essas 194 pessoas testaram negativo para a COVID-19. Ou seja, o resultado alcançado na primeira fase de testagem rápida foi extremamente positivo para a administração pública.

Para as próximas intervenções serão de novo sorteadas aleatoriamente pessoas que vivem em bairros com grande incidência da doença. Pois assim sendo será de fato possível fazer uma análise real do que está acontecendo no município para que as ações corretas sejam implementadas. Afinal, é por meio disso que a Secretaria de Saúde de Maringá poderá entender a real situação do município frente à pandemia da COVID-19. Logo, tal ação se faz necessária para o bem de toda a população local.

Apresentação de dados para a administração municipal

Os dados apresentados pela equipe de testagem em massa mostram que do total verificado 59,8% eram do sexo feminino e 40,2% eram do sexo masculino. E desses, 21,6% tinham idade superior a 65 anos de idade. E estes, quando perguntados sobre as ações para conter a COVID-19, apresentaram esses dados: 53,1% afirmaram tomar a vacina da gripe e 98,5% afirmaram usar máscaras sempre que saem de casa.

Compreende-se, portanto, que esses dados serão de suma importância para o mapeamento da região e ação certa no tempo certo. A Prefeitura de Maringá toma assim uma medida extremamente importante que se recomenda fazer em todos os municípios brasileiros. Pois é a testagem em massa que mostra um parâmetro real da doença e ajuda a decidir sobre a melhor maneira de combatê-la.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here