A Prefeitura de Nova Mutum divulgou nesta sexta-feira (15) o Boletim Epidemiológico atualizando para 03 os novos casos confirmados para o Covid-19. Desses, 02 foram confirmados por meio de testes rápidos imunológicos e 01 foi submetido ao exame do Laboratório Central (Lacen/MT).

No município já são 21 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo que 01 óbito foi confirmado e 09 pessoas já são consideradas recuperadas da doença. Dos 03 novos casos, um paciente encontra-se hospitalizado na enfermaria do Hospital Municipal em observação, sem a necessidade de aparelho de oxigênio. Já os outros 02 estão em isolamento domiciliar por terem seus casos considerados leves.

Secretária de Saúde se pronuncia

A secretária de Saúde de Nova Mutum, Anke Schwabe, destaca que todas as medidas de orientação estão sendo feitas no sentido de conscientizar à população a adotarem as devidas medidas preventivas e protetivas contra o novo vírus.

“Estamos falando de um vírus que é muito agressivo e que sua transmissão é muito rápida, enquanto as pessoas não adotarem os procedimentos de segurança, manterem a distância, fazerem o uso de máscaras, evitarem contatos e aglomerações de pessoas não iremos mudar esse quadro. É preciso que cada um faça sua parte”, alerta Anke.

Ela reafirmou que tanto a Prefeitura de Nova Mutum quanto o Comitê de Enfrentamento Municipal tratam cada caso com a maior seriedade e transparência possível. “Podem ter certeza que nenhum caso será encoberto, tratamos desse tema com extrema seriedade. Nossa total atenção está em preservar a vida de nossa população“, destaca a secretária.

Uso Obrigatório de Máscaras

O estado de Mato Grosso foi o primeiro do país a instituir o uso obrigatório de máscaras durante a circulação da população. Há a aplicação de multa aos estabelecimentos privados, no estado, que não se adequarem ao uso de máscaras de proteção faciais e está em vigor desde o início do mês de maio. A penalidade está prevista no Decreto Estadual nº465, do dia 27 de abril. O valor da multa para quem descumprir é de R$ 80 por pessoa sem máscara dentro das instalações, seja ela funcionária ou cliente.

Conforme o Decreto, os estabelecimentos públicos e privados deverão afixar na porta de entrada um aviso com o alerta sobre a obrigatoriedade do uso de máscara facial e a possibilidade de comunicação para retirar do local quem descumprir a norma, com auxílio da Polícia Militar, caso necessário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here