A Prefeitura Municipal de Roque Gonzales, cidade do estado de Rio Grande do Sul, publicou em sua conta oficial do Facebook, nesta segunda-feira (25), uma postagem homenageando o ‘Dia Internacional das Crianças Desaparecidas’.
A data é ‘celebrada’ todos os anos, no dia 25 de Maio; e tem como objetivo atrair pessoas para pensar sobre assunto e também alertá-las sobre esse perigo, bem como praticar a prevenção, para que a ocorrência de desaparecimentos de crianças e adolescentes seja menor a cada ano.
É estimado que aproximadamente 50 mil jovens desapareçam por ano no nosso país, segundo a ‘S.O.S Crianças Desaparecias. Para tanto, várias instituições públicas e privadas, usam essa data (25/05) para mobilizar, instruir e alertar a população como um todo, com o intuito de olharmos mais para as nossas crianças e para os nossos jovens; bem como tentar solucionar os casos de desaparecimentos que já existem.

Por que o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas foi criado?

No dia 25 de Maio de 1979, uma criança chamada Etan Patz, de apenas seis anos de idades, desapareceu, enquanto voltava da escolas para a sua casa; na cidade de Nova Iorque.

A partir daí, amigos e familiares se mobilizavam e se reuniam todos os anos, no dia 25 de Maio, para alertar e conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter com as crianças e adolescentes a todo tempo.

Etan Patz, no entanto, nunca foi encontrado, apesar do intenso esforço na procura, pela polícia, família, amigos e também comunidade. Inclusive, foi a partir deste caso, em específico, que tomou fama a campanha nos Estados Unidos, na qual fotos de crianças desaparecidas eram colocadas em caixas de leite, com o objetivo de fazer com que as imagens chegassem aos olhos de várias pessoas.

Com isso, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, definiu e oficializou o dia 25 de Maio como um dia dedicado à todas as crianças desaparecidas; o ‘Dia Internacional das Crianças Desaparecidas’.

Como uma forma de prevenção, a Equipe do Diário Prime trouxe algumas medidas para se seguir, quando o assunto é desaparecimento de crianças:
  1. Tirar o RG da criança o mais cedo possível.
  2. Estar sempre alerta em locais com aglomeração.
  3. Redobrar o cuidado em praias, parques, shoppings, etc.
  4. Orientá-la para não conversar com desconhecidos.
  5. Orientá-la para não aceitar balas e doces de desconhecidos.
  6. Orientá-la para não aceitar carona de desconhecidos.
  7. Manter diálogo para evitar conflitos familiares.
  8. Colocar no bolso uma identificação com nome e telefone.
  9. Ensinar a falar o nome dos pais e o número do telefone.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here