A Prefeitura de Tapurah, município localizado a 190 km de Nova Mutum e a 428 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, divulgou nesta segunda-feira a confirmação de 3 casos positivos de Covid-19. De acordo com as informações apuradas pelo Diário Prime, o poder executivo do município divulgou que o governo de Mato Grosso reconheceu os 3 casos após ocorrida a liberação de exames de contraprova. Tais exames foram realizados pelo Lacen/MT – Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (em Cuiabá).

Os três casos acometeram moradores de Tapurah, que estão em boas condições de saúde. Os infectados pelo coronavírus foram 1 homem de 41 anos, uma mulher de 38 e uma criança de 3 anos de idade. Além das três confirmações por contraprova teve um caso que testou negativo. Há ainda mais casos suspeitos em processo de análise, ou seja, que tiveram coletas realizadas e aguardam resultados.

Apesar da confirmação desses casos a prefeitura de Tapurah orienta aos seus cidadãos a manterem a serenidade para o melhor controle da doença. Orienta ainda a não divulgação de informações inverídicas, para evitar assim o estabelecimento de pânico na população. Confira abaixo um trecho da divulgação da prefeitura.

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

Orientações do Ministério da Saúde sobre a Covid-19

O Ministério da Saúde do Brasil faz importantes recomendações para a prevenção da COVID-19. Além das informações de prevenção, que reproduziremos abaixo, há outras importantes informações a cerca do tema, que podem ser acessadas no endereço: https://coronavirus.saude.gov.br/.

Nós do Diário Prime nos solidarizamos com a população de Nova Mutum e região, afim de combater a pandemia. Pedimos aos nossos usuários que evitem o consumo de notícias (sobre a pandemia) que não tenham fontes confiáveis. Entendemos que esse momento é de buscar serenidade e segurança. Confira abaixo as recomendações do Ministério da Saúde:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here