As aulas nas redes municipais e particular de ensino estão retornando de forma gradativa em Sinop/MT. Nas escolas municipais as aulas presenciais só voltam a partir do dia 18 de maio, e até lá, os alunos continuam estudando em casa.

Milena Ruviaro, mãe da aluna Daphine (estudante do ensino municipal), declarou em entrevista com a TV Centro América de Sinop, que todos os dias, a filha tem um compromisso de estudar em casa enquanto as aulas presenciais não voltam. Na falta da professora, ela é quem ajuda nos trabalhos e nos estudos diários.

“A professora pediu para que deixasse ela mesmo fazer para que ela mesmo possa aprender, ela pediu também para que a gente cuidasse para não rasgar o livro pediu pra gente estar perto, eu achei uma coisa bem legal e bem interessante por parte da escola”, disse.

Ainda de acordo com Milena, o material escolhido para estudo foi a postila impressa, que está sendo retirada presencialmente na escola. “Eu optei pelo material impresso porque a minha família tem grupo de risco e eu posso estar perto dela, ajudando, incentivando e também assim ela não fica parada, não fica sem entender nada, para ela não esquecer o que já aprendeu na escola”.

As aulas presencias nas redes privadas está com previsão para retornar de forma facultativa, ou seja, cada escola decidirá quando voltar as aulas ao normal. Já na rede pública, as atividades vão voltar de forma gradativa no dia 18 de maio, mas são os pais que decidem se os filhos voltam ou não para a escola.

De acordo com a secretária de educação,Veridiana Paganotti, caso os pais decidam deixar o aluno em casa, o estudante terá que manter uma rotina de estudos pela internet, com materiais impressos que podem ser retirados na escola, as atividades feitas valerão como nota no ano letivo e terão que ser apresentadas para o professor.

“Cada escola tem que ter autonomia do professor escolher a melhor organização para que fique bem pra ele, pode escolher a plataforma whatsapp, a plataforma JU, ele pode escolher outro tipo de organização inclusive a parte impressa, tem diferença por conta da idade, da série da criança e da condição tecnológica da família”, declarou a secretária.

Ainda segundo a secretária, a volta dos alunos as atividades normais da escola será de forma organizada por causa da quantidade de estudantes. “No dia 18 volta os alunos do primeiro ano, nas creches os alunos do pré e assim por diante vai tendo um cronograma de atendimento aos alunos nas unidades”, terminou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here