O site oficial da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, município de Mato Grosso, comunicou nesta terça-feira (12), que a Secretaria Municipal da Saúde confirmou que está monitorando dois pacientes com suspeita de estarem infectados com o coronavírus, causador da COVID-19.

Trata-se de uma mulher, gestante de 8 semanas e um homem, trabalhador rural. Ambos os pacientes apresentam os mesmos sintomas: febre, dores de garganta e dificuldade para respirar (típico da COVID-19). Os materiais dos dois, segundo a prefeitura, foram coletados e enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

O paciente do sexo masculino visitou, recentemente, dois municípios que tem casos confirmados da doença, Cuiabá e Guarantã do Norte. Sobre a mulher, nenhuma informação à esse respeito foi deixada. Porém, os dois seguem em isolamento social em Nova Ubiratã, recebendo monitoramento diário pelos profissionais da saúde do município.

O secretário municipal de saúde, Silvio André Stolfo, falou um pouco sobre a saída e entrada de pessoas em Nova Ubiratã: “O isolamento é recomendado para todas as pessoas que chegam de cidades e estados com foco da doença (…) o que tem nos preocupado é que muitas pessoas não estão comunicando essa chegada. Nossa meta é evitar a disseminação desse vírus em nossa cidade, mas para evitar que isso aconteça precisamos do apoio da sociedade”.

Atualmente, 10 pessoas seguem em isolamento social na cidade, com suspeita de terem sido contaminados com o vírus. Contudo, nenhum caso da doença foi confirmado.

Nesta última semana, o município foi alvo de fake news (notícias falsas), em relação a COVID-19. Através de aplicativo de celular, a população estava recebendo notícias de que já haviam casos confirmados da doença na cidade. Na última quinta-feira (07), a Secretaria de Saúde de Nova Ubiratã emitiu um comunicado para desmentir a existência de casos notificados.

Silvio André Stolfo se manifestou sobre o ocorrido e lamentou: “A gente fica triste porque esse tipo de conduta prejudica o trabalho sério que nossa equipe vem desenvolvendo. Quero reafirmar que Nova Ubiratã não tem nenhum caso notificado de Covid-19 e esperamos que continue assim. No entanto, se porventura vier a acontecer à secretaria municipal de Saúde será a primeira a se manifestar”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here