A Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde publicou nesta sexta-feira (15), que a Cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI), que aconteceria hoje, foi adiada para o mês que vem.

Com a pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, a Prefeitura e a Junta Militar de Lucas do Rio Verde resolveram evitar aglomerações de pessoas, seguindo orientações de autoridades governamentais federais, estaduais e municipais.

A previsão de realização do evento é para 12 de Junho de 2020, às 07:30, em frente ao Paço Municipal. Todos os jovens que nasceram em 2002 ou antes disso, que fizeram o alistamento militar em Lucas do Rio Verde, devem comparecer ao local, no dia indicado. Segundo a prefeitura, caso alguma alteração seja feita no cronograma, os jovens serão avisados.

Conforme o Departamento de Identificação e a 135º Junta do Serviço Militar, os alistados devem ir vestidos de forma específica para o evento: camisa ou camiseta, calça e sapato fechado. Ademais, o jovens devem chegar pontualmente ao local.

Como funciona o alistamento militar no Brasil

O processo (obrigatório no Brasil) é dividido em 3 etapas: o Alistamento, a Seleção Geral e a Incorporação ou Matrícula.

Assim que o jovem completa 18 anos, ele deve se alistar ao Exército, nos períodos entre Janeiro e Junho, através do site: www.alistamento.eb.mil.br, no qual o candidato preencherá um formulário com informações pessoas específicas. Ou então, o jovem pode ir até uma Junta Militar de seu município.

Após isso, ocorrerá a Seleção Geral. Ela acontece geralmente entre Fevereiro e Novembro, e podem participar dela os alistados do ano em questão ou os que estão em débito de anos anteriores. Nessa etapa serão escolhidos, por meio de critérios estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica, os recrutados que farão parte das Forças Armadas do Brasil. O resultado sai no site: www.alistamento.eb.mil.br.

Passando dessa etapa, chega a Matrícula ou Incorporação, na qual o recruta é incluído em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. Durante esse período, o jovem se familiariza com a rotina do ambiente militar: horários, atividades físicas, e obtenção de disciplina. E, ao longo do ano, as atividades propostas por cada Força Singular na prestação do Serviço Militar, são efetuadas.

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here