Na tarde de ontem (14), a Polícia Civil de Mato Grosso participou do lançamento oficial da operação nacional “Verde Brasil 2″, na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá-MT. Na celebração foram apresentadas as equipes operacionais das forças armadas e das instituições estaduais que já atuam e integram a operação.

A ação multi órgãos foi deflagrada na última segunda-feira (11), no norte do estado. Equipes das esferas federais e estaduais tem como principal objetivo a coibição de crimes ambientais na área da Amazônia Legal, formada por nove estados. A operação deverá priorizar as áreas de fronteira e as reservas indígenas e de conservação ambiental.

Estavam presentes na cerimônia de lançamento o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. A Polícia Civil se faz presente na operação com a equipe da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e com apoio de outras unidades de atividades especializadas.

A delegada titular da DEMA, Alessandra Saturnino, explicou sobre a forma de participação de sua equipe, cujo perímetro de atuação envolve todo o Estado; e sobre as ações das demais delegacias de polícia nos municípios, que também combatem crimes ambientais:

“Seja de forma autônoma, naquelas situações que chegam informações até as unidades municipais e possibilitam para essas delegacias atuarem. Ou de forma integrada à unidade especializada, quando se trata de uma complexidade maior e necessitam do apoio da Delegacia do Meio Ambiente. Além daquelas situações vindas da Dema e deflagrando as suas próprias investigações, seja por meio de notícias crimes oriundas de diversos órgãos, tanto de controle, quanto através da sociedade. Ainda quando diante de algumas investigações realizadas, descobre-se outros crimes, e as situações vão se desdobrando”.

No primeiro dia (11/05) da operação ‘Verde Brasil 2’, no município de Nova Ubiratã, a 509 quilômetros de Cuiabá, onde se localiza a ‘Estação Ecológica Estadual da região do Rio Ronuro’, policiais civis, durante vistorias, encontraram aproximadamente três mil metros cúbicos de madeira com indícios de irregularidade.

A Amazônia Legal é integrada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e uma parcela do Maranhão. A extensão territorial é de 5 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, 59% do território nacional. Como característica definitiva, os estados pertencem à Bacia do rio amazonas ou possuem vegetação amazônica.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here